Categorias Blog

O que você precisa saber para vender seu precatório ?

Neste artigo, explicaremos o que você precisa saber para vender seu precatório e os principais pontos para que você entenda como acontece a venda de um precatório, que no meio técnico-jurídico recebe o nome de “cessão de precatório.”

Antes de tudo, é importante esclarecer que o valor pago por um precatório poderá sofrer grandes variações a depender das características de cada título, como, por exemplo, a natureza do crédito (alimentar ou comum), o ente devedor (União, Estado ou Município), o ano de inclusão na ordem de pagamentos, sua liquidez (capacidade de pagamento pelo ente devedor), entre outros fatores.

Sendo assim, o valor pago pelo precatório, via de regra, conterá um deságio que servirá para remunerar o risco e o tempo gasto pelo investidor enquanto aguarda pelo recebimento do valor. É muito simples: o precatório é vendido por um valor mais baixo do que aquele que seria recebido. Contudo, o valor que poderia demorar anos para ser levantado, será recebido imediatamente pelo vendedor quando realizada a escritura de cessão.

A escritura de cessão é um contrato, realizado em cartório, que contém os termos da negociação. Nesse documento constarão todos os detalhes pactuados entre o comprador (cessionário) e vendedor (cedente) como, por exemplo, o preço do precatório, forma de pagamento, eventuais honorários e responsabilidades do vendedor e do comprador, em caso de descumprimento do contrato.

Realizada a escritura de cessão no cartório, o documento deverá ser apresentado ao juiz que cuidou do processo que deu origem ao precatório, o que se chama no jargão jurídico “comunicação da cessão do precatório”. Após isso, o juiz reconhece a cessão do precatório e o comprador (cessionário) se torna titular do crédito, permanecendo no mesmo lugar da fila de recebimento que estaria o vendedor (cedente).

Viu como é simples negociar um precatório? Para vender seu precatório pelo melhor preço entre em contato com a Valor Precatório ou clique no botão “Venda Seu Precatório” no nosso site. Entre em contato conosco e visite as nossas redes sociais (Facebook, Instagram).

– –

A Valor Precatório oferece o melhor preço na venda de precatórios, ajudando pessoas e empresas que querem antecipar o recebimento de seus recursos de forma rápida e segura.

Valor Precatório

Ver Comentários

Recentes

Ganhei mas não levei. O que ocorre se eu perder o prazo de sacar meu precatório?

Casos assim acontecem todos os dias. É para enfrentar situações como essa, que a Valor…

4 dias ago

Será que o seu precatório será pago até 2024? Entenda se em breve você receberá!

Após anos tramitando na justiça o seu processo finalmente gerou um precatório. E agora? Quando…

1 mês ago

Você sabe por que os precatórios do INSS são diferentes dos demais precatórios?

O INSS é uma das autarquias federais que mais sofre processos judiciais, gerando milhares de…

2 meses ago

Chegou a hora do advogado agregar valor com precatórios, contorne a crise atual!

A crise financeira deflagrada pelo coronavírus também atinge advogados espalhados pelo país. Saiba como contornar…

2 meses ago

Seja nosso parceiro originador apresentando precatórios e tenha uma renda extra!

Você pode ter uma renda extra apresentando precatórios para a Valor Precatório. Veja como é…

3 meses ago

Pague o seu empréstimo utilizando o seu precatório. Veja como quitar as dívidas!

Existe uma vantagem adicional em vender o seu precatório e quitar uma dívida, elimina-se o…

3 meses ago
Close Bitnami banner
Bitnami