fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre os precatórios reunido em 4 tópicos, leia já

Se você tem um precatório federal, provavelmente já foi abordado algumas vezes por alguém com propostas de compra do seu precatório. Saiba como vender

Publicado em janeiro 22, 2020 Por Valor Precatório

No mundo jurídico há muitos termos complicados para a maioria da população e precatório é um exemplo desse “juridiquês” que está bem distante da compreensão popular. Poucas pessoas de fato entendem o que é são precatórios, quando elas têm direito e como fazem para recebê-lo.

Nesse artigo vamos destrinchar as principais dúvidas referente ao mundo dos precatórios, que hoje já somam mais de R$250 Bilhões no Brasil.

Ao entrar com um processo contra o Governo Federal, Estadual ou Municipal e ter a causa ganha, o judiciário vai emitir uma requisição de pagamento para o órgão responsável com o valor a ser pago.

Valor menores são pagos através da RPV (Requisição de Pequeno Valor), já os valores maiores são os chamados Precatórios.

RPVPRECATÓRIOS
Federal: Até 60 salários mínimosFederal: Acima de 60 salários mínimos
Estadual: Até 40 salários mínimos*Estadual: Acima de 40 salários mínimos
Municipal: Até 30 salários mínimos*Municipal: Acima de 30 salários mínimos

* limites estaduais e municipais podem variar de acordo com a legislação local.

Para aprofundar a leitura, acesso o nosso artigo O que é precatório

Existem dois tipos de precatórios e a classificação depende do processo que a originou.

Os precatórios de natureza alimentar são os que tiverem origem em processos judiciais referentes a salários, pensões, aposentadorias, indenizações por morte ou invalidez, entre outras.

Já os precatórios comuns são as indenizações que não se enquadram na classificação anterior, bem como tributação, desapropriação e outros.

Os precatórios são pagos de acordo com as datas de requisições. O tribunal ao emitir a requisição de pagamento inclui o seu processo ao final da fila, sendo assim, os precatórios mais antigos são quitados primeiro.

Porém, os precatórios de natureza alimentar são considerados preferenciais, então estes devem ser quitados antes do de natureza comum.

E dentro dos precatórios preferenciais (natureza alimentar), ainda há a categoria de superpreferenciais, quando o precatório é emitido para beneficiários com 60 anos ou mais, ou que possuam uma doença grave.

Com isso, não há uma data exata para o pagamento do seu precatório. Ele é quitado dentro da fila de pagamentos.

Nem todos os entes federativos conseguem pagar no ano de orçamento.

Leia mais em Quando vou receber meu precatório?

Se após você saber todas as informações a respeito do seu precatório e você decidir que não poderá esperar por tanto tempo para receber o seu dinheiro. Saiba que há a opção de venda de precatório.

Essa opção é muito utilizada para quem necessita do dinheiro de forma urgente para uma emergência, ou para comprar algum bem, ou apenas não querem esperar décadas para receber o dinheiro. Porque acredite, o pagamento do seu precatório pode demorar para acontecer.

Na Valor Precatório temos um sistema online de venda e compra de precatórios. Você cadastra o seu precatório de forma gratuita e os interessados irão fazer ofertas por ele, dessa forma você sabe que está vendendo pela melhor oferta.

O valor a ser recebido depende de cada título do ente devedor, da posição da fila, entre outros

– –

A Valor Precatório oferece o melhor preço na venda de precatórios, ajudando pessoas e empresas que querem antecipar o recebimento de seus recursos de forma rápida e segura.

13 respostas para “Tudo o que você precisa saber sobre os precatórios reunido em 4 tópicos, leia já”

  1. Sergio Lopes Keller disse:

    Prezados Srs.
    Estou para receber um precatório estadual (RJ) e assim que sair gostaria de vendê-lo.

    • Equipe Valor Precatório disse:

      Prezado sergio lopes. Vamos conversar ? Assim você já começa a entender como é o mercado de precatórios e a precificação esperada. entre em contato através dos nossos telefones.

  2. Joaquim Pereira disse:

    Quem tem precatorio do Governo de São Paulo, tem um mico na mão
    O Governo de João Doria não paga precatorios em ordem. Somente 30% de prioridadeS. Existe uma fila de 43.000 processos. Previsão de 100 anos

  3. Carlos faria souto disse:

    Precatório do RJ de natureza alimentar, considerado super preferencial pela idade.

    • Equipe Valor Precatório disse:

      Boa tarde, Carlos Faria. O Estado do RJ, está pagando precatórios de 2017 e a expectativa é que a fila continue aumentando, uma vez que o Estado passa por ums situação financeira extremamente delicada.De toda forma, o fato de o seu precatório ser alimentar e preferencial com certeza ajudará a fazê-lo ser pago antes de muitos outros que aguardam na fila do Estado.

  4. Rosangela disse:

    Bom dia sou da prefeitura de São Paulo tenho precatórios a receber também tenho interesse em vendemos

  5. Maria do Carmo soares disse:

    Tenho vários precatórios do governo do estado de são Paulo .só não tenho o número dos processos que estão com os advogados . processo coletivo .como faço para resgatar

    • Equipe Valor Precatório disse:

      Boa tarde, sra Maria do Carmo. A maneira mais fácil é buscar junto ao sindicato/associação que representa a senhora nesse processo

  6. Pedro Braga disse:

    Minha esposa tem alguns processos contra a PMSP só que encontra com um escritório de advocacia com contrato e tudo ela poderia entrar nesse processo para receber ?

  7. Severino Reste disse:

    Boa Tarde,
    Gostaria de ter idéia dos encargos que terei na venda dos precatorios.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba uma oferta com o maior valor
do mercado para seu precatório
em até 24h

Preencha o formulário e nós entraremos em contato




ÓRGÃO DEVEDOR

Vender meu
precatorio