A venda de precatório é uma prática cada vez mais comum, afinal são muitos os motivos que levam milhares de pessoas e empresas a trocarem seus processos pela segurança do dinheiro na conta.
Muitos trocam a longa espera na fila de pagamentos pela realização de projetos, outros realizam a venda para quitar dívidas, há ainda aqueles que tomam essa decisão por uma questão de segurança financeira, ou seja, para evitar o risco de que alguma alteração econômica, judicial ou legislativa venha a atrasar ainda mais o recebimento do precatório. Algo que já foi proposto pelo governo federal em Setembro de 2020.
Ao alinhar os interesses do comprador e vendedor, a negociação do crédito é uma saída inteligente para donos de precatórios federais que não querem mais esperar na confusa fila de pagamento do governo. Quando feito de forma honesta, é um bom negócio para ambas as partes: o famoso “ganha-ganha” na linguagem popular.
A opção de sair da fila receber o seu dinheiro em uma semana, com total segurança jurídica e transparência durante a negociação, está nas suas mãos.
Se você já tomou a decisão de vender seu precatório federal, chegou a hora de encontrar um bom comprador. O problema é que não são muitos os bons compradores de precatórios da União no mercado. Veja agora as três dicas para você identificar os melhores compradores para seu precatório federal:
Dica 1: Vendeu, pagou. Garanta que o pagamento será feito logo em seguida à venda.
É muito comum encontrar compradores que negociam a compra de precatórios através de promessas de pagamento. Na verdade, eles são intermediadores, e não possuem o capital para pagar pelo precatório. Essa prática é prejudicial ao vendedor porque, no fim das contas, você terá apenas trocado de fila: saiu da fila do governo para entrar na fila de uma pessoa que você nem conhece.
Garanta que o comprador tenha os recursos em caixa para te transferir, no máximo, em até dois dias úteis.
Se o comprador for um fundo de investimentos, podem ser necessários um ou dois dias úteis para a transferência ocorrer. Já se a venda for feita para uma pessoa física, é essencial solicitar a TED ou PIX no ato da venda.
Por aqui na Valor Precatório, nós pagamos em até um dia útil após a assinatura da escritura de cessão, a qual é feita com um cartório, conferindo absoluta segurança à transação.
Passo 2: Peça os números. Os melhores compradores de precatórios não escondem valores
Cálculos de precatórios são complexos e muitos se aproveitam disso para omitir informações essenciais que determinam o preço a ser pago pelo crédito. Assim, eles terão maiores chances de induzir você a acreditar que o seu precatório vale menos do que o valor justo. Veja um exemplo real:
Ano passado, em uma entrevista de recrutamento para uma vaga na área comercial da Valor, nos deparamos com a seguinte situação:
O candidato, que trabalhava como comprador em um fundo concorrente, narrou orgulhosamente um “ótimo negócio” que ele havia fechado: pagou 38% do valor em um precatório federal, ou seja, com 62% de deságio – um valor totalmente fora do que é praticado no mercado!
Quem pagou a conta? Obviamente, o dono do precatório, que foi manipulado pelo comprador a acreditar que o valor absoluto em reais era justo. A lamentável “jogada” aplicada foi a não atualização do valor do precatório pelo IPCA.
Ele aproveitou-se do fato de o precatório ter sido emitido com um valor antigo, defasado em mais de três anos, e não atualizou o valor do precatório
Quando comparado ao valor escrito no documento original, a oferta do comprador não parecia tão ruim e ele conseguiu fechar negócio, auferindo um resultado muito acima do que teria se tivesse agido com honestidade e transparência – dois princípios fundamentais na Valor Precatório. Obviamente, o candidato não foi contratado, porque aqui acreditamos que a operação precisa ser “ganha-ganha”.
Agora, qual lição você tira desse exemplo?
Sempre exija essas duas respostas:
É assim que fazemos aqui na Valor: iniciamos a negociação já com a apresentação desse percentual de pagamento sobre o valor atualizado.
Só depois do alinhamento sobre o % é que a negociação evolui para os cálculos de atualização do precatório e para a demonstração de quanto o valor percentual representa em reais.
Acreditamos que o vendedor do precatório precisa ter todas as informações ao tomar sua decisão. Veja abaixo (e salve!) um exemplo da tabela que usamos por aqui:
Dica 3: jamais venda seu precatório sem antes pesquisar e comparar as propostas de pelo menos dois concorrentes.
Vender seu precatório para o primeiro que aparecer com uma proposta é um erro tão irresponsável quanto vender sua casa, apartamento ou carro sem pesquisar pelas melhores ofertas.
Aqui na Valor Precatório, nós fazemos pesquisas de preços a cada dois meses, com o objetivo de avaliarmos nossa competitividade no mercado. Faz parte do DNA da nossa empresa sempre estar posicionada no topo das propostas. Hoje pagamos em média 5% a mais que os nossos competidores – em bom português, significa mais dinheiro no seu bolso e da sua família.
Preencha o formulário e nós entraremos em contato
Deixe uma resposta